Raísa: Como funciona o trabalho de mapeamento dos espaços públicos residuais da cidade?
É um trabalho de campo nós fazemos visitas aos bairros e mapeamos todos os espaços públicos existentes, na maioria das vezes são pequenas praças.
Mas em alguns locais temos matas em áreas de preservação ou então em áreas mais distantes encontramos áreas residuais de locais onde foi feito um parcelamento mas a área destinada ao uso público do local ainda não foi potencializada existe apenas o local vago.
Raísa: Como começou esse projeto?
Muitos moradores, líderes de bairros estavam vindo a prefeitura e pedindo a instalação de um espaço público no bairro, pediam um lugar de convivência com brinquedos para crianças e etc. Então resolvemos catalogar todos os espaços, praças, existentes para analisar a real necessidade. O trabalho para catalogar os espaços maiores de áreas verdes como nas áreas que foram feitos os parcelamentos do solo já existia.
Raísa: O trabalho já foi concluído?
Ainda não mas já foram catalogadas 63 pequenas praças, 63 porque estamos catalogando até espaços muito pequenos.
Raísa: E o que vocês observaram nessas praças? Qual o estado de conservação? Elas estão sendo mantidas pela prefeitura?
A maioria não está em bom estado de conservação . Algumas são mantidas pela prefeitura. Anteriormente a esse projeto nós não tínhamos conhecimento de muitos desses espaços.
Podemos ver que é real a demanda por espaços públicos em nossa cidade e que a população tem razão de nus reivindicar isto. Inclusive já foi pedido o orçamento para a revitalização de algumas dessas áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário