quarta-feira, 13 de abril de 2011

Belo Horizonte tem lazer limitado para deficientes

Somente quatro das 43 praças da capital têm brinquedos adaptados para crianças com limitação física ou mental


MAURICIO DE SOUZA

BRENO SOARES

Breno na primeira visita a uma praça com brinquedos adaptados: chance de se divertir

Apenas quatro das 43 praças em Belo Horizonte que têm playground contam com brinquedos adaptados para crianças com algum tipo de deficiência física ou mental. Para os pais, a busca por espaços públicos que ofereçam lazer ou esporte aos filhos excepcionais é um desafio. Na maioria das vezes, os jovens ficam limitados às atividades dentro de casa ou nas escolas.


Sandra Batista Soares, 51 anos, é mãe de Breno Melo, um adolescente de 15 anos que tem paralisia cerebral. Ela afirma que sempre se aventura com o filho por parques e praças. “É um desafio. Enfrentamos muitas dificuldades, principalmente quanto à acessibilidade. Esses espaços não estão preparados para receber deficientes”, opina Sandra.


Para se ter uma ideia, na Regional Venda Nova, que concentra a maior quantidade de praças da capital (106), apenas 20% são consideradas adequadas para o acesso de deficientes. Na terça-feira, pela primeira vez, Sandra e Breno visitaram uma praça com brinquedos adaptados. A mãe se surpreendeu com a estrutura encontrada na Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia, Região Centro-Sul da capital.

Piscina Pública - Berlin

Academia debaixo do Viaduto do Café

Uso de redes sociais no Brasil já é maior que o de e-mail

O Brasil registrou a maior média de tempo de uso diário de internet por usuário do mundo em fevereiro. Enquanto globalmente cada usuário ficou on-line, em média, 22,6 horas em fevereiro, no Brasil esse índice foi de 26,4 horas, segundo dados da comScore.

A pesquisa revela, ainda, que o uso de redes sociais pelos internautas no Brasil só perde para as ferramentas de buscas, ficando à frente de serviços como e-mail e de mensagens instantâneas.

De acordo com o relatório, 85,5% dos internautas brasileiros realizam buscas pela web, enquanto 81,9% acessam redes sociais, 78,9% fazem uso de correio eletrônico (e-mail) e 78,8%, sites de entretenimento. Os serviços de mensagens instantâneas ocupam apenas a quinta posição na preferência dos usuários brasileiros, com participação de 71%. A visita a sites de vendas on-line é feita por 62,1% dos usuários de web no país e o acesso a blogs por 61,6%, ocupando a oitava posição na preferência.

Segundo dados da comScore, o número de usuários ativos de web no Brasil totalizou 34,24 milhões em fevereiro, crescimento de 20% ante os 28,6 milhões registrados em fevereiro de 2009 (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

Tragédia no Japão reforça o uso das redes sociais como fonte de informação

Publicado em 11.03.2011, às 09h45

A exemplo de tragédias anteriores ocorridas no Haiti e no Chile, os meios de comunicação entraram em colapso e as redes sociais e a internet tornam-se fundamentais em grandes desastres como o que está ocorrendo nesta sexta-feira (11), após terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami no Japão.

O Twitter está sendo usado como um dos principais meios de comunicação e fonte de informação para pessoas que têm familiares e amigos nas áreas atingidas. Em poucas horas após os primeiros tremores, as hastags #prayforjapan #tsunami #japon foram parar no trends topics do microblog.
Os internautaspernambucanos Ricardo Ashitano e Diego Lima Laurentino vivem atualmente no Japão e estão atualizando constantemente seus perfis com relatos em 140 caracteres:

Espaços de convivência

por Carina Flosi

Eles já foram palco e cenário de pedidos de namoro, fotos de casamento, conversas entre amigos e brincadeiras de crianças, ajudaram executivos a fechar contratos de negócios e, claro, estimularam muitas compras. Os boulevards, espaços verdes e amplos elaborados com forte conceito paisagístico, estão cada vez mais presentes nos shoppings e já são considerados pelos administradores um dos principais pontos de intervalo dos clientes durante a permanência nos centros de compras. Não é a toa que shoppings como o Pátio Higienópolis , inaugurou recentemente, boulevards amplos e com grande ofertas de serviços.

Para tornar os acolhedores jardins ainda mais atraentes e completos para o público, os shoppings estão negociando novas operações para essas áreas com o objetivo de torná-las temáticas de acordo com as datas e estações do ano. Para a gerente de marketing do West Plaza, Alessandra Tiraboschi, um dos primeiros shoppings de São Paulo a ter boulevard, o fato de o centro de compras oferecer um local agradável aos consumidores complementa o mix de oportunidades de negócios para os lojistas e estabelece um maior convívio entre os clientes e seus familiares. O boulevard foi construído em 1991 em uma rua que foi adotada pelo empreendimento e, recentemente, foi revitalizado mediante investimento de R$ 7 milhões. `Para reforçar o perfil renovado dessa área que cuidamos com muito carinho, foram instalados novos pisos, mobiliário, iluminação, sinalização e paisagismo`, conta.


BH comemora Saint Patrick's Day com festa na rua

Celebração do Dia de São Patrício, padroeiro irlandês, vai tomar as ruas da capital minera


AFP

São Patrício

Na Irlanda, nesta semana, garotinha comemora dia de São Patrício; BH também faz a festa

A celebração do dia de São Patrício, tradicional festa irlandesa regada a muita cerveja e música, acontece no sábado (19), na capital mineira. O evento organizado pelo BH Rugby em parceria com o Frei Tuck e Major Lock, chega a sua quinta edição com o apoio da Belotur, Leo Burguês, BHTRANS, Policia Militar.


As festividades começam às 14 e seguem até as 22 horas. O público tem entrada livre na comemoração, que contará com som mecânico de DJs, bandas, além, é claro, de comidas, bebidas, souvenires e músicas típicas da Irlanda.


Um dos grandes atrativos da festa é o chope verde, tradicional nas comemorações do feriado de Saint Patrick’s. A Heineken, patrocinadora do evento, fornecerá mais de 10 mil litros de chope. Haverá, ainda, uma área vip, do Frei Tuck, onde o público poderá aproveitar a festa com mais conforto.


E cuidado! Quem não estiver de verde pode levar um beliscão dos gnomos irlandeses (integrantes da TrupeGaia), que estarão soltos pela festa, juntamente com os anões verdes.


Pelo quinto ano seguido, o evento busca mostrar aos mineiros um pouco mais sobre o rugby e as tradições irlandesas. Para o conforto e segurança do público, serão instalados banheiros químicos e o evento contará com a presença de seguranças.


terça-feira, 5 de abril de 2011

O que é a Praça Victor Civita?

galeria_fotos_395019.shtml.jpg

Um espaço de reflexão, inspiração e informação sobre as questões ambientais e urbanas, originadoa partir da revitalização de uma área urbana degradada.

Gerida pelo Instituto Abril, em parceria com a Subprefeitura de Pinheiros, a comunidade, o Itaú,a Even Construtora e a Petrobras,a Praça Victor Civita tem como objetivo tornar-se um ponto de alerta e referência para as questões ambientais, sem deixar de ser um espaço de integração e divertimento. Este Espaço Aberto da Sustentabilidade nada mais é do que um belo complexo dotado de equipamentos e programas de lazer, educação e cultura. A diferença com relação às praças e parques convencionais está no fato de que as atividades desenvolvidas na Praça Victor Civita fazem menção à educação ambiental.
galeria_fotos_395019.shtml.jpg